Retrospectiva da bancada pedetista na Câmara em 2023

Retrospectiva da bancada pedetista na Câmara em 2023

2023 foi um ano marcado pela reconstrução do País.  Um ano de retomada da economia, de restabelecer as relações internacionais do Brasil, de reassumir  compromissos com pautas em defesa da população, do meio ambiente, das minorias. E o Parlamento brasileiro foi o protagonista do ano com pautas importantes em defesa da democracia, do desenvolvimento econômico e social do País. nacional.

E a bancada do PDT, sob a liderança do deputado André Figueiredo (CE), teve papel de destaque no primeiro ano da legislatura. Os 18 deputados  pedetistas apresentaram  1.970 propostas em diversas áreas, como educação, saúde, finanças e tributação, emprego e renda, assistência e inclusão social, segurança pública, entre outras.

Das quase 2000 mil propostas apresentadas, 363 são projetos de lei (PL), 5 projetos de decreto legislativo (PDL); 13 projetos de lei complementar (PLP); 13 projetos de resolução; 17 propostas de emenda à Constituição (PEC); 1.198 requerimentos (REQ) e outros 52 Requerimentos de Informações (RIC) enviados a órgãos e autoridades; 301 Requerimentos de Indicação (INC).

Nas comissões, os deputados debateram em audiência pública temas nacionais e de relevância, como  energia sustentável, graduação a distância, política de financiamento do combate ao câncer, alta de juros e os impactos sobre a dívida pública, entre outros assuntos.

Os parlamentares do PDT aprovaram 575 propostas nas comissões da Casa. Foram 230 requerimentos; 134 projetos de lei de autoria e 176 relatorias de projetos, além de 35 destaques e sugestões à Lei Orçamentária Anual (LOA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA).


Veja como foi a atuação e os projetos de destaque dos deputados e deputadas pedetistas:

Afonso Motta (RS)

André Figueiredo (CE)

Dorinaldo Malafaia (AP)

Duda Salabert (MG)

Eduardo Bismarck (CE)

Félix Mendonça Jr. (BA)

Flávia Morais (GO)

Idilvan Alencar (CE)

Josenildo (AP)

Leo Prates (BA)

Leônidas Cristino (CE)

Márcio Honaiser (MA)

Marcos Tavares (RJ)

Mario Heringer(MG)

Mauro Benevides Filho (CE)

Max Lemos  (RJ)

Professora Goreth (AP)

Pompeo de Mattos (RS)