A Câmara dos Deputados entrega na quinta-feira (17), às 9 horas, no Plenário, o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós para os agraciados de 2019. O objetivo da premiação, organizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, é homenagear as mulheres cujos trabalhos ou ações tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.
Carlota Pereira de Queirós (1892 – 1982) nasceu na cidade de São Paulo. Médica, escritora, pedagoga e política, Carlota Pereira foi a primeira mulher brasileira a ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935. Formada em medicina, ela ingressou na política como deputada federal por São Paulo e se tornou a voz em defesa dos direitos da mulher no Congresso. Além disso, ela publicou uma série de trabalhos sobre a mulher brasileira.
Entre as premiadas está a indicada pelo deputado Mário Heringer (PDT-MG), Dulcinéia de Oliveira.
Dulcineia de Oliveira é presidente da Associação Habitacional Nova Terra, movimento composto de 35 núcleos regionais com sede em Governador Valadares-MG, que busca construir unidades habitacionais e assim oferecer às famílias o direito de financiamento – sendo que grande parte destas famílias é chefiada por mulheres. Cerca de 6 mil famílias já foram assentadas, todas anteriormente em situação de vulnerabilidade e por volta de 8 mil famílias ainda aguardam unidades habitacionais.
A indicada iniciou seu trabalho há 32 anos após ser vítima de violência doméstica por cerca de 10 anos devido à falta de moradia.
Ascom Lid./PDT