Félix Mendonça Júnior sugere criar “Embrapa Cacau” no Sul da Bahia

Félix Mendonça Júnior sugere criar “Embrapa Cacau” no Sul da Bahia

O Brasil é o sétimo produtor mundial de cacau e o Pará lidera a produção nacional na região Norte. Já a Bahia, situada na parte nordeste do país, é o único estado produtor da região, mas a produção espalha-se por todo o território nacional.

Defensor da produção cacaueira e buscando sempre a inovação e a sustentabilidade do cultivo, o pedetista Félix Mendonça Júnior (BA), sugeriu ao Poder Executivo, precisamente ao Presidente da República, criar uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, especificamente para a execução e coordenação de pesquisas para “retomar a autossuficiência com maiores investimentos em tecnologia e inovação”.

No requerimento de indicação (RIC 353/23) do parlamentar, o sul da Bahia seria o local ideal para a implantação do centro de pesquisa. “A implantação dessa nova unidade poderá ser feita no sul da Bahia, dando sequência ao precioso trabalho já realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira — CEPLAC”.

Para Félix Mendonça Júnior, o desenvolvimento setor cacaueira terá reflexos positivos para todo o povo brasileiro e a criação da Embrapa Cacau representará um importante passo nessa direção.

“Tenho certeza que a Presidência da República reconhece a relevância econômica e social do setor cacaueiro e envidará os esforços necessários para garantir que o setor esteja sempre na vanguarda mundial, modernizando-se continuamente e superando as adversidades ambientais e técnicas com eficiência e na adequada tempestividade”, justificou o deputado.

Ascom Lid./PDT