Comissão aprova projeto de Eduardo Bismarck que homenageia nadadora Maria Lenk

Comissão aprova projeto de Eduardo Bismarck que homenageia nadadora Maria Lenk

A Comissão de Cultura da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (9), parecer do deputado David Miranda (PDT-RJ) ao Projeto de Lei 2413/2021, de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), que declara a nadadora paulista Maria Lenk “patronesse do esporte brasileiro”.

Maria Lenk foi, aos 17 anos, a primeira mulher sul-americana a participar de uma olimpíada. Dedicou toda a vida ao esporte, foi recordista mundial de natação e, aos 85 anos de idade, conquistou medalhas no campeonato mundial de másters.

Para Eduardo Bismarck,  “seus feitos, sem sombra de dúvida, no universo do esporte mundial, a transformaram em um ícone, a ser respeitado, admirado, venerado e seguido”.

O relator da matéria, David Miranda,  lembra que “as homenagens aos atletas que se destacaram são importantes para atrair para o esporte a atenção das novas gerações de atletas, torcedores e incentivar políticas públicas de fomento, já que o esporte constitui um importante fator de identidade nacional”.

A proposta tramita sujeita à apreciação conclusiva nas comissões – regime que dispensa a votação em plenário – e segue, agora, para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ascom / Lid. PDT