A Capital do Estado de Goiás, Goiânia, poderá ser intitulada como Capital Nacional do Art Déco. A proposta (PL 45/24) é da deputada pedetista por Goiás Flávia Morais, que foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania,, nesta quarta-feira (3).
A Art Déco (arte decorativa) é um movimento artístico, arquitetônico e de design internacional que surgiu na França e popularizou-se pela Exposição Internacional de Artes Decorativas e Indústrias em Paris, em 1925. O estilo inspira-se em culturas antigas (egípcia e africana, e outras), como nas artes decorativas, design de interiores, desenho industrial, moda, pintura, artes gráficas, cinema e arquitetura.
A Flávia relata que Goiânia – “uma das cidades mais importantes do mundo com o estilo Art Déco” – foi a primeira capital do século XX a romper com as tradicionais arquiteturas colonial e barroca por meio do modernismo e pioneira dentre as capitais planejadas no Brasil.
Ainda segundo a parlamentar, vários monumentos e espaços públicos da capital de Goiás possuem o estilo, como a torre do relógio, coreto da praça cívica, fontes luminosas, entre outros. Ela cita ainda, o Goiânia Art Déco Festival. “Evento anual e pioneiro na América Latina, que ajuda a conscientizar, valorizar e promover a cidade em nível estadual, nacional e internacional por meio da cultura, educação e turismo”, justifica.
Tramitação: A proposta segue para o Senado Federal.
Ascom Lid./PDT