Câmara aprova projeto de Flávia Morais que garante ao idoso segunda via gratuita de documentos

Câmara aprova projeto de Flávia Morais que garante ao idoso segunda via gratuita de documentos

Deputada Flávia Morais (PDT-GO)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL 975/19), de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que garante a emissão gratuita de segunda via de documentos ao idoso, quando ocorrer perda, extravio, furto ou roubo.

De acordo com o texto da proposta, para a garantia do benefício, o idoso deverá apresentar o Boletim de Ocorrência. A partir da data do registro, o interessado terá prazo de sessenta dias para solicitar ao órgão responsável a segunda via dos documentos relacionados no boletim.

De acordo com a justificativa da proposição, “os idosos, em seu dia-a-dia, são costumeiramente obrigados a apresentar documento de identificação pessoal para fazer prova de sua idade ou como condição para ter acesso a serviços e benefícios especiais próprios de sua idade ou condição e, portanto, estão mais sujeitos ao extravio, furto ou roubo de documentos”.

A matéria tramita apensada ao PL 196/19, sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões – quando não há necessidade de votação em Plenário para a aprovação. Já tendo sido aprovada anteriormente pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Finanças e Tributação, segue agora para a análise do Senado Federal.

Ascom Lid./PDT