Senado vai revisar projeto de pedetista que institui 16 de abril com o dia da lembrança do Holocausto

Senado vai revisar projeto de pedetista que institui 16 de abril com o dia da lembrança do Holocausto

A redação final do Projeto de Lei 9179/17 que inclui no calendário de datas oficiais para lembrar o holocausto foi aprovado, nesta terça-feira (19), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. O texto foi assinado pelo deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE).

A proposta, de autoria do ex-deputado pedetista Sérgio Vidigal (ES), institui o dia 16 de abril, de cada ano, para comemorar o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto.

Segundo a história, estimam-se que durante o holocausto foram assassinados mais de seis milhões de judeus durante. Além dos judeus, negros, homossexuais, ciganos e deficientes físicos foram dizimados por serem grupos sociais considerados “inferiores” pela ideologia nazista que pregava a pureza da raça ariana.

Para o autor da proposta, é importante incluir a data no calendário nacional, para que os crimes contra a humanidade, como o holocausto, “, não sejam mais praticados e que se promova efetivamente uma cultura de paz, onde impere o respeito à diversidade e à tolerância, em todos os níveis e instâncias da sociedade”.

Sérgio Vidigal atualmente é prefeito do município de Serra, no Espírito Santo.

O projeto já está na Casa Revisora (Senado Federal).

Ascom Lid./PDT