Senado aprovou projeto de Flávia Morais que concede prazo maior para transferência de saldo de saúde

Senado aprovou projeto de Flávia Morais que concede prazo maior para transferência de saldo de saúde

Vai à sanção presidencial o Projeto de Lei Complementar (PLP 175/2023), da deputada Flávia Morais, do PDT goiano, que altera a Lei Complementar (LC) 172, de 2020, a fim de conceder prazo maior para os entes federados executarem atos de transposição e de transferência de saldos financeiros remanescentes de exercícios anteriores de seus respectivos fundos de saúde. A proposta foi aprovada no Senado Federal nesta quarta-feira (17).

O texto de Flávia determina que a transferência de recursos remanescentes de repasses realizados até 2022 será dispensada do requisito de cumprimento do objeto e compromissos previamente estabelecidos em atos normativos do Sistema Único de Saúde (SUS), exceto se o ente descumprir o dever de informar ao Ministério da Saúde (MS) a nova destinação do recurso e sua posterior execução orçamentária e financeira.

Estados, Distrito Federal e municípios terão até o fim de 2024 para a execução de transferências financeiras realizadas pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos de saúde locais para o enfrentamento da pandemia de covid-19. A proposta também valerá para as transferências do Fundo Nacional de Saúde durante a pandemia, e não usadas naquele período

De acordo com o texto, o Ministério da Saúde deverá atualizar seus dados de despesas com saúde, garantindo a divulgação e a fidelidade das informações das aplicações dos recursos.

Ascom Lid./PDT