Projetos de Leo Prates criam datas para conscientização sobre pessoas com paralisia cerebral e hidrocefalia

Projetos de Leo Prates criam datas para conscientização sobre pessoas com paralisia cerebral e hidrocefalia

O deputado Leo Prates, do PDT baiano, apresentou propostas que instituem o Dia Nacional de Atenção aos Portadores de Hidrocefalia (PL 285/23) e o Dia Nacional das Pessoas com Paralisia Cerebral (PC) (PL 286/23).

Pelos textos, o dia da pessoa com PC será celebrado, anualmente, no dia 20 de outubro. Já o dia da pessoa com hidrocefalia será comemorado em 25 de outubro.

A paralisia cerebral é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo, podendo ser “espásticas”, “atetoide”, “atáxica“ e “mista”.

Enquanto a hidrocefalia é um acúmulo de líquido excedente nos espaços normais dentro do cérebro (ventrículos) e/ou entre as camadas de tecido interna e média que recobrem o cérebro (o espaço subaracnóideo). Esse líquido excedente normalmente causa um aumento do crânio e problemas de desenvolvimento.

“O objetivo é sensibilizar para a importância do respeito e da inclusão das pessoas com hidrocefalia e paralisia cerebral, de modo a garantir e melhorar a sua qualidade de vida”, argumenta Leo Prates.

Ascom Lid./PDT