Rota Turística Cultural Judaica, nos municípios de Santa Maria, Quatro Irmãos, Erechim, Jacutinga e Erebango, no Rio Grande do Sul. O tema é objeto da proposta (PL 1560/24), do pedetista Pompeo de Mattos (PDT-RS), em análise na Câmara dos Deputados.
A intenção da proposta, entre outros aspectos, é a de promover e valorizar o patrimônio histórico, cultural e religioso da imigração judaica no Estado; mostrar aos visitantes a contribuição judaica para a formação histórica e econômica da região; fomentar o desenvolvimento econômico; e estimular o empreendedorismo, com a oferta de produtos e experiências ligadas à rota.
Pompeo de Mattos ressalta que a rota vai preservar espaços culturais e valorizar a memória judaica no Rio Grande do Sul, bem como trazer destaque para a beleza natural do Alto Uruguai (região localizada entre o Rio Uruguai e o rio Ijuí), aliada à herança cultural da imigração judaica.
“Ao conectar o passado com o presente, ela [rota judaica] reforça a identidade cultural e fortalece os laços de cooperação entre as comunidades locais e visitantes de todo o mundo”, justifica o deputado.
Ascom Lid./PDT