Projeto de Félix Júnior garante uso exclusivo de recursos do Funapol no custeio da PF

Projeto de Félix Júnior garante uso exclusivo de recursos do Funapol no custeio da PF

Félix Mendonça Jr. garante recursos do Funapol no custeio da PF

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, nesta quarta-feira (09/08), projeto de lei complementar, de autoria do deputado Félix Mendonça Jr. (PDT-BA), que garante a aplicação exclusiva dos recursos do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) no custeio e na manutenção das atividades da Polícia Federal (PF), proibindo seu contingenciamento.  A medida altera a Lei que instituiu o Fundo (Lei Complementar nº 89/97).

A proposta também autoriza o custeio das despesas com deslocamento e manutenção de servidores, policiais ou não, em operações oficiais relacionadas às atividades-fim da Polícia Federal, até o limite de 30% da receita do fundo. “Tendo essa multidisciplinariedade em mira, é que o projeto amplia a aplicação desses recursos para outros servidores também, policiais ou não, do Departamento de Policia Federal, para que a eficiência e eficácia da operação policial não seja limitada por uma norma que ignora a natureza multifacetária da atividade policial,” explica o autor

 

Atualmente, os recursos do Funapol também são aplicados na aquisição de títulos federais. Segundo o Félix Jr., a lei em vigência permite, de modo genérico, a aplicação na “aquisição de títulos federais”, desvinculando o fundo de sua finalidade inicial.

O projeto segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania