Professora Goreth requer a criação de comissão para acompanhar a recomposição das aprendizagens no pós-pandemia

Professora Goreth requer a criação de comissão para acompanhar a recomposição das aprendizagens no pós-pandemia

A deputada pedetista pelo Amapá, Professora Goreth, requereu a criação de uma Comissão Externa Temporária para acompanhar as ações do Ministério da Educação voltadas à Recomposição das Aprendizagens dos estudantes de escolas públicas no pós- pandemia.

A comissão externa, sem ônus, vai elaborar diligências externas, requerer informações além de outros atos para conseguir os objetivos pretendidos. A Comissão contará, para o seu funcionamento, com recursos administrativos e técnicos necessários providos pela Câmara dos Deputados.

De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, o grau de desempenho dos alunos da educação básica, principalmente das crianças do 2º ano do ensino fundamental não alfabetizadas, é assustador e necessita de urgência na implementação de estratégias de recomposição das aprendizagens.

Para deputada, “para lidar com esse cenário no curto, médio e longo prazo, será preciso articular ações entre poder público, setor privado e sociedade civil com foco em inclusão, equidade e recomposição das aprendizagens, em um movimento que deve ser coordenado nacionalmente pelo Ministério da Educação”.

Ascom Lid./PDT