Maiores de dezoito anos que possuírem curso profissionalizante ou técnico autorizados pelo Ministério da Educação ou órgão competente, como instalador ou mecânico de sistemas de ar condicionado poderá ter a profissão definida por lei. É o que prevê o Projeto de Lei 822/19, do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE).
O texto define como profissional aquele auxilia o engenheiro na instalação, faz manutenção, supervisiona e acompanha projetos de condicionadores de ar. Além disso, opera equipamentos ou os seus elementos, como compressor, condensador, filtro-secador dispositivo de expansão e evaporador, entre outras tarefas.
De acordo com Eduardo Bismarck, ultimamente, a instalação e manutenção de condicionadores de ar tem sido bastante demandada. Para tanto, é necessário que haja no mercado profissionais habilitados para executar o trabalho, por instituições capacitadas,
“Os instaladores de ar condicionado profissionais, para atuar nesse ramo de trabalho deverão ter a habilidade para trabalhar e entender os sistemas que compõe os condicionadores de ar de pequeno e grande porte que são, basicamente elementos como compressor, condensador, filtro-secador, dispositivo de expansão e evaporador”.
Ascom Lid./PDT