Félix Júnior requer moção de apoio à Turquia e à Síria que já somam mais de 11 mil mortos após terremoto

Félix Júnior requer moção de apoio à Turquia e à Síria que já somam mais de 11 mil mortos após terremoto

O Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Turquia, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), e o vice-presidente do grupo, presidente nacional do PDT e líder da bancada do partido na Câmara, André Figueiredo (CE), protocolaram requerimento (Req. 70/23) de moção de apoio e solidariedade aos povos turcos e sírios em virtude do terremoto, ocorrido na manhã de segunda-feira, 6 de fevereiro, que vitimou, até o momento, pelo menos 11.104 pessoas.

O rastro de destruição causado pelo abalo sísmico de magnitude 7,8 que atingiu a região, ainda, cerca de 35 mil feridos e milhares de desaparecidos nos escombros dos mais de 6 mil prédios que foram abaixo com o terremoto.

Segundo o veiculado pela imprensa, morreram na Turquia 8.574 e, na Síria, é ao menos de 2.530 mortos.

“Os povos do Brasil, da Turquia e da Síria possuem laços históricos profundos. Nosso país recebe migrantes daquela região desde meados do século XIX e calcula-se haver milhões de descendentes sírios em nossas terras, cujos antepassados vieram quase todos do território do então Império Otomano. Sua presença influenciou nosso idioma e nossa culinária, ajudando a enriquecer a cultura brasileira. Nesse momento de dor, esses laços nos unem ainda mais e a Nação brasileira se põe ao lado da Turquia e da Síria”, declarou Félix Júnior

Ascom Lid./PDT