Famílias que tenham filhos com Zika Vírus poderão ter prioridade no Minha Casa, Minha Vida

Famílias que tenham filhos com Zika Vírus poderão ter prioridade no Minha Casa, Minha Vida

Proposta (PL 4409/19) do deputado Chico D´ângelo (PDT-RJ) assegura prioridade no programa de governo Mina Casa, Minha Vida para famílias que tenham filhos nascidos com a Síndrome Congênita da Zika Vírus.

A Portaria 163, de 2016, do Ministério das Cidades, instituiu o Sistema Nacional de Cadastro Habitacional (SNCH) para consolidar os cadastros de demanda locais, o processo de seleção e sorteio dos candidatos a beneficiários e o registro dos beneficiados com o Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU).

Em consonância com a portaria, o Minha Casa, Minha Vida priorizou, por meio de sorteio, as famílias desabrigadas ou residentes de áreas de risco ou insalubres; famílias com mulheres responsáveis pela unidade e famílias com membro com deficiência. Fica dispensada de sorteio a família que possuir membro dependente com microcefalia.

A proposta de Chico D´Ângelo coloca entre estas prioridades, as famílias que tenham filhos acometidos pela Zika Vírus, sem prejuízo dos sorteios já previstos na lei.

Segundo o deputado, o Brasil continua afetado pela urgência da saúde pública mundial devido ao vírus Zika. Ele observa que o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, registrado em janeiro de 2019, aponta que 3.332 recém-nascidos foram diagnosticados com “alterações no crescimento e desenvolvimento possivelmente relacionados à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas”, e 643 tiveram diagnóstico provável.

Ascom Lid./PDT com assessoria do deputado