Eduardo Bismarck discute proposta sobre custeio da educação para municípios

Eduardo Bismarck discute proposta sobre custeio da educação para municípios

O deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) discutiu, nesta quarta-feira (27), com o Presidente da Câmara Rodrigo Maia e o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), professor Carlos Alberto Decotelli, a minuta de um de Projeto de Lei que cria o fundo de custeio da educação para os municípios. A deputada Tabata Amaral, do PDT paulista, também participou do encontro.

Eduardo Bismarck acredita que “hoje em dia, o FUNDEB não consegue mais bancar educação de qualidade em muitos municípios. Com o fundo de custeio, os Prefeitos do Ceará e do Brasil vão poder usar recursos para bancar uma educação melhor, pagar salários de professores, pagar transporte escolar digno, construir creches e escolas”, afirmou o cearense.

O Presidente Decotelli ainda propôs a criação de um grupo de estudo e treinamento para assessores parlamentares sobre o sistema do FNDE e também um programa chamado “mutirão de prefeitos”, com finalidade de receber regularmente os gestores municipais e trazer um diálogo pedagógico sobre o funcionamento do FNDE e seus sistemas.

Segundo o presidente do FNDE, o objetivo é que cada vez mais o Fundo deixe de ser um órgão meramente repassador de recursos e se torne um órgão estratégico para a educação no Brasil inovando e buscando soluções. Para tanto, “pretende usar inteligência da Casa da Moeda com passaportes para imprimir livros e rastreá-los até o destino final que é o aluno”, mencionou.

Ascom Lid./PDT com assessoria do deputado