Duda Salabert propõe debate com especialistas sobre “energias renováveis no contexto de crise climática mundial”

Duda Salabert propõe debate com especialistas sobre “energias renováveis no contexto de crise climática mundial”

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. aprovou, nesta quarta-feira (31), requerimento da deputada Duda Salabert (PDT-MG) para realização de audiência pública para discutir com especialistas, em data a ser definida, “as oportunidades e limitações de fontes de energia renováveis e sustentáveis no contexto de crise climática mundial”.

Estudos mostram que o Brasil possui quase dois terços (cerca de 60%) de hidroeletricidade, ou seja, energia renovável, sendo um dos grandes produtores mundiais de energia hidrelétrica, respondendo por da produção mundial. Todavia, ela é fortemente dependente de variações climáticas, como as chuvas essenciais para as afluências aos reservatórios dessas usinas.

 “A presente audiência pública é, também, um momento de aprendizado e partilha, para que nós, parlamentares, possamos responder às demandas da sociedade brasileira, lançando luz às potenciais soluções para resistirmos – e superarmos – a crise climática, valorizando nossa soberania na produção energética” justifica Duda.

Para debater o tema, foram convidados:  

1. Lincoln Muniz Alves – Pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Autor Líder do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima);

2. José Wanderley Marangon Lima, professor titular voluntário da UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), consultor da MC&E e Secretário de P&D do INEL;

3. Representante do IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente;

4. Representante do Instituto Clima e Sociedade (iCS);

5. Representante do Instituto E+Transição Energética;

6. Representante da Frente Nacional de Consumidores de Energia.

Ascom Lid./PDT