O deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) apresentou requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vacina, que se destina a fortalecer, conscientizar e esclarecer a população sobre os riscos da falta de imunização da população brasileira.
Segundo o pedetista, é necessário retomar o debate sobre cobertura vacinal em todo o País, especialmente, após o pico da pandemia.
Dorinaldo foi superintendente de Vigilância em Saúde do estado do Amapá, tendo coordenado o Centro de Operações de Emergência durante o pior período da pandemia, e defende que o debate deve se dar não apenas sobre a imunização contra a covid, mas sobre a vacinação como um todo, uma vez que a procura da população por outros imunizantes tem apresentado diminuição.
Em pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, sobre o tema, o deputado elogiou, ainda, o papel que atualmente tem cumprido o Ministério da Saúde, ao combater o negacionismo e afirmar claramente a necessidade de que se retome a cobertura vacinal.
Para ele, a Frente Parlamentar proposta será fundamental para que se chegue a esse objetivo, e para que seja possível reeducar a população sobre o tema. “Tivemos, por exemplo, no Norte do País, um grande surto de sarampo. É realmente um problema de saúde pública e precisamos avançar”, defendeu o parlamentar.
Ascom / Lid. PDT