Ciro aciona TSE por abuso de poder político de Bolsonaro em discurso na Assembleia Geral da ONU

Ciro aciona TSE por abuso de poder político de Bolsonaro em discurso na Assembleia Geral da ONU

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na terça-feira 20, para proibir Jair Bolsonaro de usar imagens de sua participação na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas durante a campanha eleitoral.

A avaliação da campanha de Ciro Gomes é de que Bolsonaro usou sua aparição em cerimônia oficial, na sede da ONU, em Nova York, para atacar outros presidenciáveis. Além disso, repetiu expressões da extrema-direita sobre temas como aborto e ideologia de gênero.

Segundo a campanha de Ciro, Bolsonaro “aproveitou-se do momento para introjetar no seu discurso as pautas de campanha que veicula na sua propaganda eleitoral”.

“O pronunciamento do Senhor Jair Messias Bolsonaro fez alusão a um ‘Brasil do passado’, em ordem a demonstrar que o seu governo foi um ‘divisor de águas’, o que revela a potencialidade de ocorrência de abuso de poder político, especificamente quando se adentra nos meandros de temas atinentes à campanha eleitoral”.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Benedito Gonçalves já havia proibido Bolsonaro, na segunda-feira, 19, de usar em sua campanha imagens do discurso feito na sacada da embaixada brasileira em Londres no domingo 18.

Ascom Lid./PDT com Carta Capital