Câmara aprova projeto de André Figueiredo que concede título de Cidadão Honorário ao piloto Lewis Hamilton

Câmara aprova projeto de André Figueiredo que concede título de Cidadão Honorário ao piloto Lewis Hamilton

O Plenário da Câmara aprovou, nesta quinta-feira (9), o Projeto de Resolução (PRC) 79/21, do líder do PDT na Casa, André Figueiredo (CE), que concede ao piloto Lewis Hamilton o título de Cidadão Honorário do Brasil. O projeto foi promulgado como Resolução nº 32, de 2022.

Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula-1, ao participar do Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo, em 14 de novembro de 2021, usou um capacete homenageando Ayrton Senna e, logo após a vitória, repetiu o gesto do piloto brasileiro e deu a volta de consagração empunhando uma bandeira brasileira.

Ayrton Senna morreu 1º de maio de 1994, em uma colisão entre o carro que pilotava e uma barreira de concreto, enquanto participava do Grande Prêmio de San Marino, no autódromo Enzo Dino Ferrari, em Ímola, na Itália.

Para André Figueiredo, “a corrida automobilística é um dos esportes mais populares nacionalmente e já deu aos brasileiros diversas alegrias com as vitórias de nossos pilotos, destacando-se Ayrton Senna, tricampeão da categoria, que inspira não apenas brasileiros, mas também entusiastas e os profissionais em todo o mundo”.

O líder pedetista acredita que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens aos campeões brasileiros, poderão ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional. “Nesse sentido, sugerimos prestar uma homenagem ao piloto britânico, concedendo-lhe o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil”, justifica.

André Figueiredo lembra ainda, que Hamilton usa de sua popularidade, imagem e influência política para lutar pela igualdade social, pela Amazônia (estrelou em movimentos contra as queimadas e pela proteção da floresta brasileira), pela defesa dos animais e outras causas reivindicadas pela minoria.

Em enquete realizada pela Câmara, nas redes sociais, 93% das pessoas responderam “concordar plenamente” com a proposta. Além da homenagem “absolutamente fantástica” a Senna, Hamilton se engaja em causas sociais e é um ativista no combate ao racismo, argumenta um dos defensores do projeto.

Ascom Lid./PDT