Aprovado requerimento de Duda Salabert para realização de seminário “Enfrentamento de ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais”

Aprovado requerimento de Duda Salabert para realização de seminário “Enfrentamento de ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais”

A Câmara dos Deputados vai promover o seminário “Enfrentamento às ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais”. O requerimento 389/2023, de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), foi aprovado nesta quarta-feira (25) pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Segundo o boletim epidemiológico de HIV e Aids, de 2023, no Brasil, de 2000 a junho de 2022, registrou-se um total de 878.878 casos de aids no país. A parlamentar argumenta que “essa realidade da Aids, em que apesar de se ter uma redução no número de casos, não se acessa os dados da infecção pelo HIV, é preocupante e pede uma resposta social”.

Duda Salabert explica que o seminário pretende trazer reflexões acerca das novas e atuais discussões sobre a importância dos determinantes sociais de saúde assegurando que a discussão, com a propriedade do conhecimento de cada comissão, trará respostas à proteção social necessária e às questões afetas ao HIV/Aids. “Sabe-se que a aids é uma epidemia de múltiplos fatores e que afeta múltiplas populações, dentre elas a população carcerária, assim, a construção da resposta ao enfrentamento do HIV/aids, também deverá ser construída com múltiplas frentes,” asseverou Duda.

O seminário será realizado no período das celebrações do Dia Mundial de Luta Contra o AIDS, em parceria com a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais do Congresso Nacional e em conjunto com a Comissão de Saúde; Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Comissão de Legislação Participativa.

Ascom Lid./PDT