Aprovado parecer de Pompeo de Mattos ao PL para criar carteirinha para criança viajar de graça em coletivo

Aprovado parecer de Pompeo de Mattos ao PL para criar carteirinha para criança viajar de graça em coletivo

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta terça-feira (29) parecer, com substitutivo, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), ao Projeto de Lei 2152/19, que cria o Programa de Inclusão Infantil no Transporte Coletivo e a Carteirinha Infantil de Isenção no Transporte Público.

A proposta disciplina o transporte público gratuito para as crianças de até 10 anos de idade em todo o País.

Segundo o texto, para obter a carteirinha, as crianças deverão ser cadastradas no órgão de transportes da cidade onde moram. De posse do documento, terão acesso gratuito, garantido e regularizado às catracas de terminais e ônibus de transporte público.

Para Pompeo de Mattos, a matéria deve ser integrada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990). Para tanto, acrescentou à lei dispositivo que proíbe a criança de ter acesso ao transporte público pulando ou passando por baixo da catraca do coletivo.

“Pensamos ser conveniente instituir uma norma que sirva como parâmetro para a elaboração legislativa municipal, no sentido de dispor que o dever de velar pela dignidade da criança passa, inclusive, pelo tratamento decente que a ela deve ser dispensado no acesso ao transporte coletivo”, declarou o parlamentar.

Ascom Lid,/PDT