O Projeto de Lei 3221/26, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) prevê instituir a Semana Nacional de Conscientização sobre a Síndrome de Fibromialgia, a ser realizada, anualmente, na semana em que recair o dia 12 de maio. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
O objetivo é o de informar sobre a doença, divulgar e conscientizar a sociedade sobre a doença; estimular o diagnóstico precoce; combater a desinformação; capacitar e atualizar os profissionais da área de saúde; fomentar a realização de estudos e pesquisas; e integrar os órgãos públicos, instituições acadêmicas, entidades representativas de pacientes, profissionais da saúde e organizações da sociedade civil.
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada e persistente, frequentemente associada à fadiga, distúrbios do sono, alterações cognitivas e comprometimento funcional variável.
“Embora amplamente reconhecida pela comunidade científica e pelos órgãos de saúde, permanece cercada por incompreensões, preconceitos e dificuldades relacionadas ao diagnóstico e ao adequado acolhimento das pessoas acometidas”, relata Pompeo.
Ascom Bancada PDT na Câmara









