Quatro parlamentares do PDT integram a “Elite Parlamentar 2025”, segundo pesquisa da Arko Advice publicada nesta segunda-feira (27). Os deputados André Figueiredo (CE), Mauro Benevides Filho (CE), e os líderes, na Câmara, Mário Heringer (MG), e no Senado, Weverton (MA), estão entre os 120 congressistas que se destacaram por sua qualificação e representatividade no Congresso Nacional.
A publicação, produzida desde 1997, tem como objetivo reconhecer as lideranças que se destacaram no ano. Na pesquisa, os parlamentares são classificados em dois grupos principais: lideranças formais e informais.
Lideranças formais são os parlamentares que ocupam cargos previstos na estrutura de poder da Câmara e do Senado. Incluem-se membros da Mesa Diretora, líderes e vice-líderes de partidos ou blocos, presidentes de comissões relevantes e relatores de matérias de grande importância. Nesta edição, dos 59 parlamentares listados nesta categoria estão os líderes do PDT, na Câmara, Mário Heringer, e no Senado, Weverton, por exercerem influência sobre seus liderados e participar das decisões políticas, contribuindo decisivamente para o resultado final das deliberações.
Já as Lideranças Informais são os congressistas que, mesmo sem ocupar um cargo formal, participam ativamente das decisões legislativas. Eles se destacam por suas qualificações pessoais ou por representar interesses de grupos políticos e setores da sociedade, sendo divididos em cinco categorias: Articuladores, Especialistas, Debatedores, Líderes de Grupos Políticos e Líderes Setoriais. Este ano, 61 parlamentares foram classificados como líderes informais.
Nesta edição, o deputado André Figueiredo integra o grupo dos Articuladores. Parlamentares que representam interesses, além de negociar com várias correntes de interesses políticos e partidários, caracterizando-se como importantes “interfaces” do processo legislativo. Eles também atuam na formação do consenso, nos momentos de impasse, podendo ser nomes de confiança das lideranças políticas para determinadas missões.
Já o deputado Mauro Benevides Filho integra o grupo de Especialista – em Finanças Públicas e Tributação. Nesse grupo, os parlamentares, segundo a pesquisa, possuem qualificação específica para atuar em determinados temas, como assuntos jurídicos, infraestrutura, economia, entre outros. São também conhecidos como formuladores
Outras listas
Ainda segundo a publicação, o deputado Leo Prates (PDT-BA), por sua atuação, consta na lista dos parlamentares que estão no radar Arko Advice, podendo integrar a Elite no próximo ano. Já o deputado licenciado, Eduardo Bismarck (CE), integra a lista de parlamentares licenciados para exercer cargos no Executivo que poderiam estar entre a Elite Parlamentar, caso estivessem no exercício do mandato. Atualmente, Bismarck é Secretário de Turismo do Estado do Ceará
Ascom Lid/PDT










