Pedetistas estão entre os 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional

Pedetistas estão entre os 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional

Diap

Os deputados pedetistas André Figueiredo (CE), líder da bancada do partido na Câmara, e Weverton Rocha (MA), líder da Minoria, estão entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na avaliação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

O DIAP publicou, nesta segunda-feira (17/09), a lista dos “Cem Cabeças” do Congresso, que, segundo o órgão, são aqueles parlamentares que conseguem se destacar dos demais por suas habilidades na condução dos debates, negociações, articulações, além da facilidade para liderar, decidir, definir posições, elaborar e pautar propostas. São os congressistas que exercem real influência no processo decisório, na Câmara ou no Senado Federal, e sobre os atores nele envolvidos.

Nesta pesquisa, que está na 24ª edição, os dois deputados pedetistas e um senador da legenda, Acir Gurgacz (RO), foram considerados influentes na categoria negociador.

Segundo o Departamento Intersindical, são considerados negociadores, em geral líderes ou vice-líderes partidários, os parlamentares que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões. Além disso, são parlamentares experientes e respeitados por seus pares, que sabem ouvir e respeitar a vontade da maioria mantendo coeso seu grupo político, sem abrir mão de suas convicções políticas. Entre os atributos indispensáveis ao bom negociador, de acordo com o DIAP, estão a credibilidade, a urbanidade no trato, o controle emocional, a habilidade no uso das palavras, discrição e, sobretudo, capacidade de transigir.

Além dos “100 Cabeças”, o DIAP divulga ainda levantamento incluindo na publicação outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, e que podem estar futuramente na elite parlamentar. Integram esse grupo outros três pedetistas: os deputados Wolney Queiroz (PE) e Ronaldo Lessa (AL), e a senadora Kátia Abreu (TO).ra Kátia Abreu (TO).

Ascom Lid./PDT