Aprovado projeto que cria regras para melhorar eficiência dos serviços públicos

Aprovado projeto que cria regras para melhorar eficiência dos serviços públicos

Comissão de Trabalhou aprovou relatório, do deputado pedetista André Figueiredo (CE), ao projeto (PL 7843/17) que institui a Lei de Eficiência Pública. O objetivo da proposta é criar regras e instrumentos para melhorar a eficiência da administração pública.

O projeto, inspirado em um conjunto de decretos e portarias editados no âmbito do Poder Executivo Federal nos últimos anos, consolida na forma de uma lei, que será aplicada aos três poderes e às três esferas da federação, medidas voltadas à desburocratização; informatização e processo eletrônico; acesso à informação e transparência; abertura de bases de dados; inovação; pesquisas de satisfação e outras formas de participação social; e criação e efetivação de ouvidorias.

André Figueiredo, em seu relatório, usou a experiência adquirida no Executivo, quando ministro das Comunicações, e incluiu no projeto, do deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), princípios que tratam da informatização dos processos de trabalho e a priorização da oferta de serviços públicos em meio digital; compartilhamento de dados e da capacidade de serviço entre órgãos públicos, inclusive, entre os poderes e os entes da federação; além da eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido; e governo como plataforma.
Para deputado, o projeto representa a concretização do princípio constitucional da eficiência e, o que é melhor, para a melhoria dos serviços públicos.

Conclusiva nas comissões, a proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, seguindo posteriormente para apreciação no Senado.

Ascom Lid./PDT