TSE proíbe Bolsonaro de usar imagem do discurso feito na ONU durante a campanha eleitoral

TSE proíbe Bolsonaro de usar imagem do discurso feito na ONU durante a campanha eleitoral

Provocado pelo PDT, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o presidente Jair Bolsonaro de usar trechos do discurso feito na 77ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na campanha eleitoral. A decisão foi dada pelo ministro Benedito Gonçalves, Corregedor-Geral Eleitoral, e também proíbe a publicação do pronunciamento em redes sociais. A decisão foi assinada pelo ministro nesta quarta-feira (21/9).

Na terça-feira, 20, o candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, entrou com uma ação na qual pedia que o TSE proibisse Jair Bolsonaro de usar imagens de sua participação na ONU durante a campanha eleitoral.

Na peça foi alegado que Bolsonaro usou sua aparição em cerimônia oficial, na sede da ONU, em Nova York, para atacar outros presidenciáveis. Além disso, repetiu expressões da extrema-direita sobre temas como aborto e ideologia de gênero.

Na decisão, o ministro alegou que “a utilização das imagens na propaganda eleitoral seria tendente a ferir a isonomia, pois faria com que a atuação do Chefe de Estado, em ocasião inacessível a qualquer dos demais competidores, fosse explorada para projetar a imagem do candidato”.

Ascom Lid./PDT