Senado vai analisar projeto de Flávia Morais que institui o “Dia Nacional do Médico Ultrassonografista”

Senado vai analisar projeto de Flávia Morais que institui o “Dia Nacional do Médico Ultrassonografista”

A Câmara aprovou na terça-feira (12) e o Senado vai analisar o Projeto de Lei PL 11144/18, da deputada Flávia Morais, do PDT goiano, que institui o 21 de agosto como o “Dia Nacional do Médico Ultrassonografista”.

A data (21/8) coincide com a fundação da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia – SBUS, em 1993. A instituição apresentou a demanda à deputada Flávia Morais.

A ideia surgiu a partir de audiência pública realizada na Comissão de Legislação Participativa da Câmara, na qual especialistas pediram o reconhecimento da ultrassonografia como área de atuação e especialidade médica independente.

Flávia Morais explica que o ultrassonografista é o profissional que, por meio do eco produzido pelo som, vê em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. “Por meio de aparelhos de ultrassom, emitindo sons através de uma fonte de cristal piezoelétrico, em contato com a pele e recebendo os ecos por eles gerados, interpreta-os por computação gráfica, visualizando os órgãos internos”.

Ascom Lid./PDT