Seguridade aprova proposta de Chico D’Angelo que cria o Dia Nacional de Conscientização de AFI

Seguridade aprova proposta de Chico D’Angelo que cria o Dia Nacional de Conscientização de AFI

Comissão de Seguridade Social aprovou o Projeto de Lei 1274/22, do deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ), que institui o Dia Nacional de Conscientização de Apraxia de Fala na Infância (AFI), a ser celebrado anualmente, no dia 14 de maio.

“A apraxia de fala na infância é um tipo de transtorno que acomete a aprendizagem dos sons da fala. É considerada uma disfunção neurológica que atinge o planejamento e a programação das sequências de movimentos necessários para produzir a fala, pois o cérebro não envia os comandos adequados para os articuladores, dificultando a produção das palavras”, explicou o deputado.

De acordo com Chico D’Ângelo, esse transtorno atinge uma ou duas a cada mil crianças. “A maioria dessas crianças têm o raciocínio preservado, pensam o que querem comunicar, mas não conseguem converter esse pensamento em palavras. É como se a comunicação entre o cérebro e a boca fosse interrompida”, disse.

A relatora da proposta no Colegiado, Paula Belmonte (Cidadania-DF), fez algumas alterações no texto principal “de modo a torná-lo um documento legal mais preciso e eficaz”.

Ascom Lid./PDT