A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (24), projeto de lei (PL 4664/24), de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que institui o Dia Nacional do Gaúcho, a ser celebrado anualmente em 20 de setembro.
No texto, Pompeo explica que a iniciativa visa reconhecer a cultura, as tradições e as contribuições do povo gaúcho para a formação e o desenvolvimento do Brasil.“Celebrar essa data em todo o território nacional é homenagear a coragem, a hospitalidade e o espírito indomável que fazem do gaúcho um símbolo de tudo o que há de mais vibrante e autêntico no Brasil”, afirma o deputado.
De acordo com o pedetista, a proposta reconhece nacionalmente a história do povo gaúcho na formação da identidade do país. Desde 1955, o Dia do Gaúcho é celebrado no Rio Grande do Sul por força da Lei Estadual nº 2.721. A escolha da data – 20 de setembro -, por sua vez, remete ao início da Revolução Farroupilha (1835-1845), movimento que simboliza a luta por liberdade, justiça e autonomia.
“Mais do que um embate por questões tributárias ou econômicas, foi uma afirmação contundente de autonomia, resistência e identidade cultural. Foi um movimento que não apenas ecoou pela história, mas firmou a essência de um povo que valoriza a liberdade e a justiça”, assevera Pompeo.
Ascom Lid./PDT