Proposta de Pompeo de Mattos garante ao segurado atendimento fora do rol da ANS

Proposta de Pompeo de Mattos garante ao segurado atendimento fora do rol da ANS

Projeto de Lei 1619/22, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) garante a cobertura pelos planos e seguros de saúde de tratamentos, mesmo que estes não estejam na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. A proposta altera a Lei 9.656, de junho de 1998, que regulamenta os procedimentos a serem cobertos pelos planos e seguros de saúde.

De acordo com o proposto por Pompeo de Mattos, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar de que trata a lei dos planos de seguros privados de saúde é obrigado a estender a cobertura ao segurado conforme orientação médica, odontológica ou dos demais profissionais da saúde.

A proposta surge após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinar que os planos de saúde devem oferecer aos usuários apenas os procedimentos listados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o chamado rol taxativo. Na prática, a maioria dos serviços continuarão sendo cobertos pelos convênios. No entanto, o limite ao atendimento poderá prejudicar alguns tratamentos, especialmente de pessoas que têm doenças ou deficiências incomuns.

Segundo o parlamentar, consumidores e grupos de pais e mães de crianças com deficiência apontam que o rol da ANS é insuficiente e temem pela interrupção de tratamento de pacientes com câncer e crianças com autismo, por exemplo. Além disso, segurados com novas doenças podem simplesmente ter o atendimento negado porque não está na lista.

“Não podemos aceitar calados a decisão absurda do STJ de limitar a cobertura dos planos de Saúde”, avalia Pompeo.

Ascom Lid./PDT