Proposta de Idilvan Alencar permite reserva de vagas para instituições não vinculadas ao MEC

Proposta de Idilvan Alencar permite reserva de vagas para instituições não vinculadas ao MEC

Tramita na Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei 1334/24, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), que propõe modifica a Lei de Cotas (Lei 12.711/12) permitir que a reserva de vagas (50%) abranja toda e qualquer instituições de ensino superior públicas do Brasil.

Atualmente, a legislação permite que apenas as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) tenham o direito à reserva de vagas. “ Minha proposta é suprimir o trecho “vinculadas ao Ministério da Educação” para que a lei abranja também as instituições de ensino superior que não estejam no guarda-chuva do MEC.

O deputado explica que, com a ampliação, a aplicação da Lei de Cotas passaria a valer para todas as instituições de ensino superior públicas do Brasil, incluindo o Instituto Tecnológico da Aeronáutica ITA e outras instituições renomadas como o Instituto Militar de Engenharia (IME).

Idilvan ressalta que “a medida vai aumentar a equidade entre os estudantes oriundos das escolas públicas e particulares no acesso ao ensino superior, promovendo uma distribuição mais justa das oportunidades educacionais”.

Tramitação: Está na Comissão de Educação e também passará pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ascom Lid./PDT