Proposta de Idilvan Alencar inclui ensino de Libras em cursos de graduação da área da saúde

Proposta de Idilvan Alencar inclui ensino de Libras em cursos de graduação da área da saúde

Deputado Idilvan Alencar (PDT-CE)

O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 3343/23) que torna obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cursos de graduação da área da saúde, em instituições de ensino das redes públicas e privadas.

O projeto é fruto de uma ação chamada “Estudante Legislador”, que teve a participação de estudantes cearenses na proposição de ideias que podem melhorar a sociedade brasileira. O autor da proposta original, abraçada por Idilvan Alencar, é o estudante de enfermagem José Lima de Sousa Júnior, da cidade de Fortaleza (CE).

A justificativa que integra o texto da proposta ressalta que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil, mas que muitos profissionais da saúde não possuem conhecimentos básicos desta linguagem, o que prejudica a sua comunicação efetiva com pessoas surdas e dificulta o acesso desses indivíduos aos serviços da área.

Para idilvan, ao adquirir conhecimentos em Libras, os profissionais de saúde poderão estabelecer uma comunicação mais efetiva com pacientes surdos, compreender suas necessidades e garantir um atendimento adequado, respeitando os direitos linguísticos e culturais dessa comunidade. “Além disso, a inclusão da disciplina de Libras nos cursos de graduação da saúde contribui para a formação de profissionais mais inclusivos e sensíveis à diversidade, capacitados para atender a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades comunicativas”, explica o deputado cearense.

Ascom Lid. / PDT