Proposta de André Figueiredo isenta mototaxistas de impostos na aquisição de automotores

Proposta de André Figueiredo isenta mototaxistas de impostos na aquisição de automotores

Mototaxistas poderão ser beneficiados com isenção tributária ao adquirir motos e motonetas para exercer a função. É o que prevê o Projeto de Lei 2538/22 do deputado pedetista André Figueiredo (CE). A proposta altera lei da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI (Lei 8.989/95).

O texto proposto pelo deputado isenta do IPI pessoa física que adquira motocicleta e motoneta fabricadas no Brasil, com motor de cilindrada não superior duzentos e cinquenta centímetros cúbicos, para exercer a atividade de mototaxista ou “para a utilização na prestação desse serviço”.

O projeto de André Figueiredo também libera o Imposto sobre Operações Financeiras – IOF, para o financiamento dos automotores para os mototaxistas.

André Figueiredo esclarece que no Brasil, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas trabalham com transporte de passageiros e entrega de mercadorias, segundo dados divulgados em 2021 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A maioria (61,2%) é de motoristas de aplicativo ou taxistas, 20,9% fazem entrega de mercadorias em motocicletas e 14,4% são mototaxistas.

“Atualmente, o taxista já é beneficiário de isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na aquisição do veículo para a realização do seu trabalho. O objetivo do presente projeto é estender essa isenção a uma atividade análoga, que é a de mototaxista”, justifica o parlamentar.

Ascom Lid./PDT