Projeto de Flávia Morais cria Dia do Jiu-Jitsu

Projeto de Flávia Morais cria Dia do Jiu-Jitsu

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 47/24) que declara o jiu-jitsu como manifestação da cultura brasileira e patrimônio cultural imaterial, e institui o Dia do Jiu-Jitsu.

Segundo o texto da proposta, o Dia Nacional do Jiu-Jitsu deverá ser celebrado anualmente no dia 14 de setembro, data de nascimento do mestre Carlos Gracie.

Para Flávia Morais, “o reconhecimento do Jiu-Jitsu como patrimônio cultural imaterial do Brasil é uma forma de valorizar e preservar essa importante manifestação cultural”.

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que valoriza a técnica sobre a força, sendo uma excelente forma de defesa pessoal. Também é uma atividade física que promove a saúde e o bem-estar, além de desenvolver valores como disciplina, respeito e autocontrole, sendo uma manifestação esportiva e cultural brasileira que tem grande importância para o País, dada a internacionalização desta modalidade esportiva em todos os continentes. É praticado por pessoas de todas as idades, classes sociais e regiões, contribuindo para a integração social e cultural.

Ascom Lid. / PDT