Projeto de Bismarck promove Semana da Conscientização da Epilepsia

Projeto de Bismarck promove Semana da Conscientização da Epilepsia

Setembro poderá ser o mês da Conscientização da Epilepsia. A medida está prevista no Projeto de Lei 2040/22, do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), que institui a semana que incluir o dia 9 de setembro, como a da conscientização da síndrome que afeta o cérebro (epilepsia).

A epilepsia pode ocorrer como resultado de um distúrbio genético ou de uma lesão cerebral adquirida, como traumatismo ou acidente vascular cerebral. Durante uma convulsão, a pessoa tem comportamentos, sintomas e sensações anormais, às vezes incluindo perda de consciência.

Na semana de conscientização serão realizadas as seguintes ações: campanha para melhor informar a população e os profissionais de saúde, em especial aos da Atenção Básica; debates com especialistas  para reduzir o subdiagnóstico da doença; formação e a capacitação contínuas dos recursos humanos em saúde para o correto diagnóstico da epilepsia; capacitar gestores locais do SUS sobre a importância de disponibilizar serviços para pessoas com epilepsia; formar professores para atender criança com epilepsia e para a defesa de sua permanência na escola; e discutir nas escolas de ensino fundamental e médio o tema relativo à conscientização sobre a epilepsia.

“Com a aprovação deste projeto buscaremos a redução do estigma em torno dessa doença e a conscientização a seu respeito”, justifica Bismarck.

Ascom Lid./`DT