Professora Goreth integra a comissão especial sobre violência obstétrica

Professora Goreth integra a comissão especial sobre violência obstétrica

A deputada Professora Goreth (PDT-AP) é integrante da comissão especial que vai estudar e analisar as razões do aumento das denúncias de violência obstétrica no Brasil em 2019. O colegiado foi instalado nesta terça-feira (28) para também, debater as estatísticas nacionais sobre morte materna.

De acordo com a presidenta da comissão, deputada Soraya Santos (PL-RJ), a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ligue 180) registrou 116 denúncias de violência obstétrica nos primeiros seis meses de 2019, ante 15 casos no mesmo período de 2018.

“Esses dados podem indicar não só aumento concreto das práticas de violência obstétrica, mas também que anteriormente havia subnotificação, em razão do desconhecimento por parte das mulheres dos seus direitos”, afirmou.

Ao usar a palavra na comissão, a deputada Professora Goreth enalteceu o momento especial para a mulher, quando dar à luz. “Aceitei o convite com muita responsabilidade. Precisamos garantir o atendimento digno e qualificado à mulher, e que ela se sinta respeitada nesse momento tão importante que é dar à luz”, considerou.

Ascom Lid./PDT