O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) propõe incluir o nome de Bento Gonçalves da Silva no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília. A proposta (projeto de lei 4291/25) está em análise na Câmara dos Deputados.
Nascido em Triunfo, às margens do Guaíba, Bento Gonçalves cresceu no seio da campanha sulina e desde cedo revelou-se destinado a grandes feitos. Servindo na fronteira do Prata, distinguira-se pela bravura e pela disciplina militar nas campanhas cisplatinas e na Guerra da Cisplatina, onde comandou tropas, venceu batalhas e recebeu condecorações imperiais.
Apesar desses feitos, Pompeo de Mattos alega que o homenageado se sobressaiu ao defender a justiça e a autonomia de seu povo: “a causa dos estancieiros e trabalhadores do charque, castigados por tributos injustos e pela centralização sufocante do Império”.
O parlamentar justifica que a inserção do nome de Bento Gonçalves no Livro leva em consideração o reconhecimento à sua liderança na Revolução Farroupilha. Levante que se deu em 20 de setembro de 1985, quando da tomada de Por Alegre, marco inicial da revolução.
Ascom Lid./PDT