Pompeo de Mattos afirma que base aliada não terá quórum para votação de processo contra Temer

Pompeo de Mattos afirma que base aliada não terá quórum para votação de processo contra Temer

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (13/07), o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), criticou as manobras usadas pela base aliada do governo para rejeitar o relatório do deputado Sergio Zveiter(PMDB-RJ), favorável à continuidade das investigações do presidente Michel Temer por crime de corrupção passiva.

O parecer foi rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania por 40 a 25 votos e uma abstenção. Em outra votação, foi aprovado,  por 41 a 24 votos, um novo relatório, do deputado Abi-Ackel,  contra o prosseguimento da denúncia.

Pompeo de Mattos alegou que a compra de parlamentares com a liberação de emendas e a troca de membros titulares e suplentes do colegiado resultaram na vitória “vergonhosa” do governo.

De acordo com o parlamentar, “o troco” será dado no Plenário da Câmara, no dia 2 de agosto, no retorno dos trabalhos legislativos após o recesso da Casa, quando está prevista para ser  votado o texto aprovado na CCJ. Para o deputado, a base do governo está rachada e partidos aliados vão “desembarcar” da base. O pedetista lembrou que, para que votação não seja judicializada e questionada no STF, é preciso garantir um quórum mínimo de 342 parlamentares para ter início a votação no Plenário.

Pompeo afirmou ainda que a intenção do governo é evitar a votação e engavetar o processo. “Nós vamos denunciar isso à nação brasileira. A Câmara tem que funcionar permanentemente, e nós vamos estar aqui para debater este projeto com a sociedade”.

Ascom Lid./PDT