PL de Mário Heringer obriga incluir símbolo de autismo em placas de prioridade em locais públicos

PL de Mário Heringer obriga incluir símbolo de autismo em placas de prioridade em locais públicos

Câmara analisa proposta (PL 11147/18), de coautoria do deputado pedetista Mário Heringer (MG), para incluir o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista (fita feita de peças de quebra-cabeça coloridas) em placas que sinalizem prioridade em estabelecimentos aberto ao público, transportes, repartições públicas e outros.

De acordo com os autores do projeto, “o objetivo é garantir no dia a dia da pessoa com autismo o exercício do seu direito de prioridade definido em lei federal”, afirmam.

Em 2012, foi aprovada a Lei 12.764/12, que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a qual definiu que o autista possui todos os direitos garantidos a uma pessoa com deficiência.

Estima-se que no mundo, 70 milhões de pessoas tenham autismo. No Brasil este número passa de dois milhões.

Conclusivo nas comissões, a proposta será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Porém, como foi aprovada urgência para a matéria, o texto poderá ser votado diretamente pelo Plenário.

Ascom Lid./PDT com Agência Câmara de Notícias