O Partido Democrático Trabalhista comunica, com profundo pesar, o falecimento nesta esta madrugada (26), de Georges Michel Sobrinho, aos 83 anos. Histórico militante trabalhista, amigo pessoal de Brizola e referência da luta democrática no Brasil, Michel foi presidente do PDT-DF por mais de 20 anos.
Nascido em Goiânia, Georges Michel construiu trajetória marcada pela defesa intransigente da liberdade e da justiça social. Jornalista, viveu no exílio entre 1970 e 1979, durante a ditadura militar, período em que participou da reorganização do Trabalhismo brasileiro. Foi um dos organizadores do Encontro de Lisboa, que resultou na histórica Carta de Lisboa, documento que serviu de base para a fundação do PDT, ao lado de Leonel Brizola.
Com firmeza de convicções e espírito de liderança, presidiu o PDT no Distrito Federal e exerceu funções públicas de destaque, como secretário de Trabalho e Empreendedorismo no governo de Rodrigo Rollemberg, além de chefiar a representação do Governo do Rio de Janeiro em Brasília durante as gestões de Leonel Brizola.
Ao longo de sua vida, Georges Michel consolidou-se como uma das vozes mais respeitadas do Trabalhismo, contribuindo para a preservação da memória histórica e para a renovação das lutas do PDT no século XXI.
Sua partida representa uma perda irreparável para o partido e para todos os que acreditam na construção de um Brasil mais justo, democrático e soberano. O PDT se solidariza com familiares, amigos e companheiros de militância neste momento de dor e reafirma seu compromisso de honrar o legado de Georges Michel.
A despedida será na Capela 7 do Cemitério Campo da Esperança Asa Sul, em Brasília, hoje (26), das 13h às 15h. O sepultamento está marcado para às 15h30.
Ascom Lid./PDT com PDT Nacional