Comissão aprova proposta de Leônidas Cristino que cria Subcomissão do Bioma Caatinga

Comissão aprova proposta de Leônidas Cristino que cria Subcomissão do Bioma Caatinga

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados passará a contar com a Subcomissão Especial do Bioma Caatinga – SubCaatinga. A iniciativa (REQ. 25/24) do deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) foi aprovada pelo colegiado nesta quarta-feira, 15.

Genuinamente brasileira, o bioma caatinga é considerado a área semiárida mais rica em biodiversidade do mundo. Contudo, relata Leônidas Cristino, a caatinga tem sido degradada, sobretudo pelo desmatamento acelerado dos últimos anos devido, principalmente, ao consumo de lenha para fins domésticos e indústrias, explorada de forma ilegal e insustentável, entre outros fatores.

O deputado também demonstra preocupação com o estado de conservação da fauna e flora, que possuem alguma categoria sob o risco de extinção. “Se esse cenário determinado em grande parte diretamente por fatores antrópicos já é avassalador, os horizontes são ainda mais desalentadores, caso não sejam adotadas medidas urgentes para inversão dos indicadores”, analisa.

“É inadiável a organização de uma pauta de ações e políticas públicas que considerem a importância do bioma e sua biodiversidade para o Brasil e o mundo; o conhecimento e valorização das potencialidades socioeconômicas locais e o apoio às populações que ali residem e extraem o seu sustento, reconhecendo e respeitando seus saberes e tradições”, justifica Leônidas.

Ascom Lid./PDT