Marcos Tavares defende criação de Universidade Federal de Matemática em Duque de Caxias (RJ)

Marcos Tavares defende criação de Universidade Federal de Matemática em Duque de Caxias (RJ)

Deputado Marcos Tavares (PDT-RJ)

Preocupado com o desenvolvimento regional e com a melhoria das condições sociais, o deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) apresentou projeto de lei (PL 4122/23) à Câmara dos Deputados que autoriza o governo federal a criar a Universidade Federal de Matemática (UNIFMAT) no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.

O texto da proposição determina que a UNIFMAT será vinculada ao Ministério da Educação e terá parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi.

O autor da proposta diz que a iniciativa possibilitará consolidar a interiorização da rede de educação superior federal no município de Duque de Caxias (RJ), ampliando a democratização do acesso à educação superior pública no Brasil, tendo em vista que o municío possui elevada extensão territorial, com área superior a 467 km² e mais de um milhão de habitantes.

Além disso, segundo Marcos Tavares, “os benefícios não terão repercussão unicamente local, será também elemento potencializador das políticas de desenvolvimento regional promovidas pelo governo federal, com repercussões positivas para os estados limítrofes”.

A matéria está sujeita a apreciação conclusiva pelas comissões – quando não há necessidade de votação em Plenário -, e será analisada pelas comissões de Administração e Serviço Público, de Educação, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ascom Lid. / PDT