Aguarda parecer na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3839/25, do pedetista baiano Leo Prates, que inclui o imunizante contra o vírus do herpes zoster, no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), com aplicação destinada exclusivamente aos pacientes com câncer, em tratamento ativo.
Pela proposta, as unidades de saúde públicas e conveniadas ao SUS deverão ofertar a vacinação gratuitamente, com relatório médico e diagnóstico que comprove a condição oncológica ativa do paciente.
A herpes zoster, conhecida popularmente como cobreiro, é uma doença viral e contagiosa que acarreta lesões na pele e outros sintomas. É causada pela reativação do vírus Varicela-zoster, o mesmo da catapora. O sintoma mais característico é a erupção cutânea no tórax, costas e pescoço, podendo também afetar o rosto.
A doença ganhou força nos últimos anos, mais especificamente após a pandemia de Covid-19, ligando o alerta dos principais agentes de saúde do Brasil em relação às doenças virais. A doença pode causar muita dor, por isso é importante conhecer os principais sintomas de herpeszostere como tratá-los adequadamente.
Ascom Bancada PDT na Câmara










