Leo Prates pede ao ministro da Previdência Social mais exames para diagnóstico precoce do TEA

Leo Prates pede ao ministro da Previdência Social mais exames para diagnóstico precoce do TEA

Indicação (245/24) do pedetista Leo Prates (BA) ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pede a inserção de mais exames e a atualização do acesso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, nos atendimentos do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, com aprimoramento dos métodos de diagnósticos.

Leo Prates afirma que mesmo com os avanços do tratamento do TEA, ainda há uma lacuna no acesso aos serviços de diagnóstico precoce. “E é justamente esse pedido, Sr. Ministro Carlos Lupi, que venho por meio desta indicação fazer ao senhor: inserir mais exames no INSS e atualizar o acesso de pessoas com TEA nos atendimentos do INSS, aprimorando os métodos de diagnósticos”, justifica.

O TEA afeta uma a cada 100 crianças. Aproximadamente 70 milhões de pessoas vivem com essa condição médica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O autismo dificulta a comunicação e a interação social do indivíduo. Ele é classificado em três níveis distintos, cada qual com um suporte necessário específico — leve, moderado ou elevado.

“Dessa forma, Sr. Ministro Lupi, é que peço penhoradamente que analise essa questão com muito apreço, muito carinho, pois uma boa parte da população brasileira anseia e tem esperança que o Governo possa exercer um papel decisivo no apoio ao tratamento do Transtorno do Espectro Autista no Brasil”, finaliza Prates.

Ascom Lid./PDT