Indicado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), o Governo do Estado do Ceará foi reconhecido pelo Ministério Público Federal como 1º lugar no índice de transparência das contas públicas em 2016. Pelo feito, foi eleito para receber O Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2018, na categoria Governamental.
A cerimônia de entrega do prêmio ao Governador do Ceará, Camilo Santana, foi nesta quarta-feira (12), na sala da Presidência da Câmara. Pela manhã, foi realizada sessão solene para a premiação, contudo, devido à agenda do Presidente da Casa, Rodrigo Maia, e de compromisso do governador Camilo, a entrega do prêmio para o gestor foi feito à tarde na presidência.
A indicação do Governo, segundo o líder do PDT, se deu em razão de estratégias e ferramentas desenvolvidas pelo Governo do Ceará para prestar contas à sociedade, garantindo o livre acesso às informações públicas por meio do Portal da Transparência do Governo do Estado. “ O fomento da transparência, em especial por meio do Portal, incentivou uma ação mais responsável dos gestores públicos e estimulou a criação, entre os cidadãos, de uma cultura de fiscalização. Isso foi possível graças ao trabalho realizado pelo ex-governador, eleito agora senador, Cid Gomes, e pelo atual governador, reeleito com o maior percentual do País, Camilo Santana”, asseverou André Figueiredo.
O pedetista destacou ainda que a inovação promovida pelo Governo do Ceará além de facilitar o acesso às informações de interesse público, desenvolveu mecanismos de controle social, criou auditorias internas para garantir a boa aplicação dos recursos públicos e atuou junto a conselhos de políticas públicos, promovendo o controle e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
O prêmio Transparência e Fiscalização Pública é concedido, há 15 anos, pela Mesa Diretora e a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara a entidades que se destacam pela clareza e eficiência na gestão administrativa, patrimonial e financeira dos recursos públicos.
Ascom Lid./PDT