Frente Suprapartidária pelas “Diretas Já” recebe apoio da OAB 

Frente Suprapartidária pelas “Diretas Já” recebe apoio da OAB 

Deputados e senadores da Frente Parlamentar Suprapartidária pelas “Diretas Já” foram recebidos pelo presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, para discutir sobre uma saída democrática para a crise política, econômica, social e ética que o Brasil atravessa.

O líder do PDT na Câmara, Weverton Rocha (MA), seu colega de bancada, deputado Pompeo de Mattos (RS) e lideranças partidárias que integram a Frente reforçaram a importância de a sociedade civil participar da mobilização para a realização de novas eleições diretas para presidência da República. Tramitam no Congresso Nacional duas propostas (PEC 227/16 – PEC 67/16) que definem eleições diretas no caso de vacância da Presidência e da Vice-presidência da República. Atualmente, o texto constitucional admite eleição direta apenas se a vacância ocorrer nos dois primeiros anos. Após esse período deve ser realizada eleição indireta pelo Congresso Nacional, em até 30 dias.

Weverton Rocha entende que esta é a hora para a realização de eleições diretas. “Nesse momento, a melhor saída para a crise é devolver ao povo o direito de se manifestar sobre quem deve comandar o País, o poder de escolher seu próximo presidente”, declarou.

O presidente da OAB destacou que a democracia e o respeito à Constituição estão no DNA da Ordem. “O poder emana do povo como diz a Constituição. O partido da OAB é o Brasil e a nossa ideologia é a Constituição. Contem com a Ordem para colaborar desse debate que é plural. Não nos envolvemos em paixões ideológicas e sim em causas plurais como essa”.

Além dos pedetistas, participaram da reunião, na Sede do Conselho Nacional da OAB, o senador e  coordenador da Frente João Capiberibe (PSB/AP), as senadoras Lídice da Mata (PSB/BA) e Fátima Bezerra (PT/RN), as deputadas Janete Capiberibe (PSB/AP), Zenaide Maia (PR/RN) e Jandira Feghali (PC do B/RJ), os deputados José Guimarães (PT/CE), líder da Minoria, Wadih Damous (PT/RJ), Henrique Fontana (PT/RS), Zé Geraldo (PT/PA), e o representante da CTB , Vicente Selistre.

Ascom Lid./PDT com Ascom Diretas Já