Frente Parlamentar Mista do Diabetes será reinstalada dia 12 de abril

Frente Parlamentar Mista do Diabetes será reinstalada dia 12 de abril

Liderados pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), parlamentares vão lutar, em parceria com entidades representativas de pacientes, sociedades médicas e de profissionais de saúde, por maior acesso da população às ações relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas com diabetes

No próximo dia 12 de abril, o Congresso Nacional realiza ato de instalação da Frente Parlamentar Mista para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes, no Salão Negro da Câmara dos Deputados. Trata-se de uma iniciativa da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que teve o apoio de 220 parlamentares, sendo 202 deputados e 18 senadores, de diversos partidos.

A Frente Parlamentar Mista tem ainda apoio de várias entidades, como a Coalizão Vozes do Advocacy e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).  De acordo com drª. Karla Melo, coordenadora do Departamento de Saúde Pública da SBD, uma grande preocupação é com os municípios do País com IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) baixo ou muito baixo, onde há dificuldade de acesso a profissionais de saúde, exames complementares, medicamentos e insumos.

“Além disso, um outro foco da Frente Parlamentar Mista será o diagnóstico e tratamento de complicações do diabetes, como a doença renal do diabetes e a retinopatia diabética. A telemedicina também é outro foco da FPMD. A teleconsulta pode prover acesso aos especialistas, remotamente, às equipes das unidades de especialidades e de atenção primária à saúde. Outro exemplo é a utilização da teleoftalmologia, permitindo a obtenção de imagens do fundo de olho dos pacientes, que são avaliadas à distância por especialistas”, conta dr.ª Karla.

A Frente Parlamentar conta ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o Instituto Diabetes Brasil, a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ Diabetes Brasil), a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad), a Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad) e o FórumDCNT.

Ascom Lid. / PDT com Sociedade Brasileira de Diabetes