Festejo religioso goiano poderá entrar para o calendário de eventos do ministério do Turismo

Festejo religioso goiano poderá entrar para o calendário de eventos do ministério do Turismo

O Totus Tuus é considerado a maior manifestação católica da Região Centro-Oeste dedicada à Virgem Maria. Como forma de reconhecê-la nacionalmente, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) apresentou o Projeto de Lei 413/24 para incluir a celebração no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo.

Realizada anualmente, no último sábado do mês de maio, a festa do Totus Tuus reúne milhares de fiéis de diversas partes do país. O evento é organizado pela Associação Assunção, Arquidiocese de Goiânia e Paróquia Nossa Senhora da Assunçã,o em parceria com diversas outras organizações.  O festejo visa a Evangelização e a propagação da devoção Mariana, despertando a certeza da intercessão de Nossa Senhora.

A expressão em latim Totus Tuus significa TODO SEU (Todo de Maria) e tem sua origem nos escritos de São Luís Maria Grignion de Montfort como consagração total a Maria. O Papa João Paulo II não somente se consagrou, como também consagrou o mundo inteiro à Nossa Senhora no dia 7 de junho em 1981 na Basílica de Santa Maria Maior ao Imaculado Coração de Maria.

Para Flávia Morais, a grandiosidade do festejo, que reúne fiéis tomados por um sentimento de fé, fraternidade e humanidade contagiando moradores e visitantes de todas as classes sociais, em Goiânia “justificam a inserção da tradicional festa Totus Tuus, do Município de Goiânia, Estado de Goiás, no Calendário Turístico Oficial Brasileiro”.

Ascom Lid./PDT