Duda Salabert propõe “Dia Nacional para a Ação Climática”

Duda Salabert propõe “Dia Nacional para a Ação Climática”

A deputada pedetista Duda Salabert, do PDT mineiro, apresentou proposta (PL 2215/24) para instituir o “Dia Nacional para a Ação Climática”, a ser celebrado, anualmente, no dia 27 de abril.

De acordo com o projeto, na data serão realizadas ações práticas de prevenção, redução, proteção e resposta aos eventos climáticos extremos e desastres naturais, promovidas pelas instituições de ensino de educação infantil, fundamental e médio, públicas e privadas.

As atividades práticas poderão ser realizadas por escolas e serão compostas por treinamentos e exercícios focados no planejamento, preparação e execução de ações preventivas, mitigadoras e adaptativas, que vão desde a simulação de como proceder em inundações urbanas até às atividades de primeiros socorros.

Segundo o texto, essas ações tendem garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência, em conformidade com a legislação vigente.

De acordo com Duda, criar data “vai para além da conscientização, focado na instituição e aprimoramento de protocolos de prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos, com vistas a salvaguardar a vida de todos os brasileiros e brasileiras ante tais eventos.

Tramitação: O projeto será distribuído para análise nas comissões permanentes

Ascom Lid./PDT